Uma manifestação, que reuniu mais de cem pessoas, em solidariedade ao deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT) aconteceu na tarde desta terça-feira (19), em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco. O motivo: uma ironia do destino. O petebista é um dos autores da Lei da Ficha Limpa e, apesar de ter sido reeleito com 41.728 votos, está com sua vaga ameaçada por um candidato considerado “ficha suja”, que recebeu 46.267 votos.
O candidato em questão é o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe José Augusto Maia (PTB), que teve sua candidatura impugnada por unanimidade pelo TRE devido às contas rejeitadas pelo Tribunal Contas do Estado (TCE) e pela Câmara do município, mas recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ministério Público Federal também negou provimento a candidatura de Maia, mas a situação dele ainda pode ser revertida, caso os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe retrocedam da decisão e aprovem as contas do ex-gestor.
“Não seria justo assistirmos ao que está acontecendo e não nos mobilizar por esta causa, não só por Paulo Rubem, um deputado de credibilidade, mas também pela ética na política”, afirmou Carlos Cardoso Filho da Associação Pernambucana dos Fiscos Municipais (Apefisco) e um dos organizadores do ato. O deputado Paulo Rubem afirmou que vê esta questão “como um segundo turno” e considerou o recurso do ex-prefeito como uma manobra política.
”As manobras dele (José Augusto Maia) estão sendo interpretadas pela Procuradoria da República como uma chicana, um deboche contra a Justiça Eleitoral. Por que ele só apresentou o decreto depois que foi impugnado? A população de Santa Cruz do Capibaribe não quer que um ficha suja represente seu município. Temos certeza que vamos manter a titularidade do mandato e, mais importante, a vigência e a compreensão que a lei da Ficha Limpa vale para estas eleições. Quem é corrupto, quem trai o voto do povo, não pode ter representação política no parlamento”, desabafou o pedetista.
Por Ana Luiza Machado, do Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário